Comemoração dos 103 anos do PCdoB na sede do partido em Rio Branco (Acre) | Foto: reprodução/Notícias da Hora

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está celebrando 103 anos de história, resistência e protagonismo nas lutas populares com uma série de atos políticos, culturais e institucionais realizados em todas as regiões do país. Desde o último dia 21 de março, a legenda tem mobilizado sua militância, promovido atividades públicas e reafirmado seu compromisso com a democracia, a soberania nacional e os direitos do povo trabalhador.

As celebrações já aconteceram em dezenas de cidades, com eventos em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Mossoró (RN), Chapecó (SC), Santarém (PA) entre outros. Em todas as regiões, as homenagens contaram com a presença de dirigentes partidários, lideranças de esquerda, parlamentares, movimentos sociais e militantes históricos.

Leia também: Luciana: PCdoB celebra 103 anos erguendo alto a bandeira da democracia e do socialismo

A festa continua acontecendo em todas as regiões do país, onde militantes, lideranças e aliados se reúnem para celebrar essa trajetória de coragem, enfrentamento e construção coletiva de um Brasil mais justo, democrático e soberano. O PCdoB é o partido que nunca saiu das trincheiras da história — e segue firme, porque o futuro é vermelho.

No Acre, o ato na sede estadual do PCdoB em Rio Branco reuniu lideranças de partidos aliados como PSOL, PT, Rede e PV. O presidente estadual do PCdoB, Eduardo Farias, destacou o papel histórico do partido: “O PCdoB é indispensável ao Brasil porque sempre defendeu a democracia e as liberdades”. O deputado estadual Edvaldo Magalhães cravou: “São 103 anos em defesa do povo, dos direitos dos trabalhadores, da soberania e da democracia plena. Ser comunista é acreditar na força do coletivo”.

A presidente da Federação Brasil da Esperança no estado, Shirley Torres, deu o tom do próximo desafio: disputar o governo do Acre em 2026. “Vamos desafiar os poderosos com candidaturas que representem o campo progressista. A esquerda está viva!”, afirmou. O vereador petista André Kamai também destacou a parceria com o PCdoB na resistência à extrema direita: “Tenho uma admiração grande pelo partido em todas as suas organizações”.

Foto: reprodução/Notícias da Hora

No Rio Grande do Norte, a comemoração em Mossoró foi conduzida por Paulinho Silva e trouxe uma reflexão com a palestra “PCdoB 103 e lutas do presente”, além do lançamento da campanha de filiação.

Em Santa Catarina, o ato em Chapecó relembrou a trajetória do partido que sobreviveu à ilegalidade nas ditaduras e nunca abandonou as ruas e as lutas do povo. “O PCdoB sempre esteve nas grandes batalhas deste país”, destacou Sérgio Scheffer, presidente municipal. Ele também enfatizou a importância do partido estar inserido nas comunidades, ouvindo a população e organizando as lutas de base.

Leia também: PCdoB comemora 103 anos com atos em todo o país e reafirma resistência

No Piauí, a cidade de Nazária promoveu uma Sessão Solene na Câmara Municipal. A deputada estadual Elisângela Moura e outras autoridades reforçaram o reconhecimento público do papel do PCdoB no desenvolvimento político e social local. O evento contou com ampla participação popular e apoio de lideranças de partidos aliados como PT e MDB.

Foto: reprodução/Instagram Elisângela Moura

No Rio Grande do Sul, o comitê de Ijuí organizou um cine-debate com foco na trajetória do partido e na resistência ao neofascismo. “Desde 1922, estivemos em todas as trincheiras em defesa do povo. E seguimos firmes, porque o futuro é vermelho!”, destacou o comunicado da militância local, relembrando os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 como uma ameaça real a ser combatida.

Em Itabuna, Bahia, uma Sessão Especial na Câmara Municipal reuniu militantes e parlamentares que exaltaram a história do partido. “O PCdoB é minha casa, minha bandeira, minha voz!”, declarou o vereador Paulinho do Banco. A vereadora Wilma Oliveira lembrou a importância da data para refletir sobre a luta por justiça social.

Foto: reprodução/Instagram Paulinho do Banco

No Pará, em Santarém, além da comemoração dos 103 anos, os militantes também celebraram os 18 anos de fundação do partido no município. O presidente estadual Jorge Panzera recebeu a Comenda João Amazonas e reafirmou o compromisso com a transformação social no Tapajós.

As comemorações seguem até o dia 1º de abril, com uma programação intensa que inclui festivais culturais, feijoadas, rodas de conversa, faixaços, eventos institucionais e encontros políticos. Confira a agenda atualizada:

  • REGIÃO SUDESTE

São Paulo (SP)
27 e 28/03 – Dia dos faixaços: o partido irá estender bandeirões e faixas em viadutos e espaços públicos;
29/03 – 15h Festival Vermelho na Praça Roosevelt, com apresentações musicais e manifestações culturais.
Programação:
15:00 – Capoeira, Bateria Ritmo da Luta e Grupo Umoja
16:00 – Manifesto “O Futuro Tem Partido”
16:10 – MPB Voz e Violão com Crys Araujo e Sílvio Zuccolotto
17:00 – Batalha de Rap
18:10 – Grupo de Samba Edu Batata
Com participação de lideranças e parlamentares do PCdoB

Belo Horizonte (MG)
30/03 – 12h às 17h Samba e feijoada na Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim (Rua do Mercado, 47, Conj. Santa Maria) Ingressos à venda pelo Sympla – Informações: Whatsapp do PCdoB Minas: (31) 2127-3565

Petrópolis (RJ)
29/03 – 18h – Roda de conversa com cerveja no Bar Escritório (Rua Casemiro de Abreu, 70 – Centro)

  • REGIÃO NORDESTE

Salvador (BA)
29/03 – 13h30Comunas Baile no Ginásio dos Bancários (Ladeira dos Aflitos)
Evento cultural e político com apresentações musicais: Cajá, Samba de Pretas e DJ Raffa Maciel

  • REGIÃO NORTE

Manaus (AM)
01/04 – 11hSessão especial na Assembleia Legislativa do Amazonas
Local: Auditório Ruy Alencar (Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950, Parque 10 de Novembro)

  • CENTRO-OESTE

Goiânia (GO)
30/03 – 12hAtividade no Espaço Cultural do Mercado Vila Nova (5ª Avenida, Setor Vila Nova) – O ingresso dá direito à nossa tradicional feijoada revolucionária. A festa será animada pelo Sotaque Brasileiro, com muito samba e ritmo para celebrar nossa cultura e resistência!

  • REGIÃO SUL

Curitiba (PR)
29/03 – 13h – Encontro do PCdoB de Curitiba no no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba -SISMUC (Rua Monsenhor Celso, 225 – 2º andar)

A campanha de filiação ao PCdoB também segue em destaque, convidando a juventude, os trabalhadores e todas as pessoas que acreditam em um Brasil justo e soberano a se somarem ao partido.

__