Brasil, domingo, 30 de abril de 2017
Fundação Maurício Grabois
Classe Operária
  • Classe Operária
NÚMEROS ANTERIORES
Por ano Linha do tempo por década
1960

18/2/1962, Conferência Extraordinária, na rua do Manifesto, S. Paulo, reorganiza o Partido Comunista do Brasil na luta contra o oportunismo de direita. Adota a sigla PCdoB, para se diferenciar do PC Brasileiro oportunista. Aprova um Manifesto-programa revolucionário e decide relançar o jornal A Classe Operária. É o 1º PC fora do poder que rompe com a linha de Kruschev. Pouco mais de 100 companheiros participam da Reorganização, entre outros, Amazonas, Grabois, Pomar, Arroio, Elza Monnerat, Lincoln Oest, Carlos Danieli. Mas as décadas seguintes mostrarão o alcance histórico do seu gesto.

27/7/1963, Carta Aberta a Kruschev. O PCdoB, recém-reorganizado, refuta as calúnias de Kruschev e denuncia a linha revisionista do PC Soviético pós-20º Congresso. O combate de princípios ao revisionismo será um dos pilares da linha geral do Partido e uma das razões do seu êxito, em especial no enfrentamento da maré anticomunista dos anos 90.









21/4/1964, começa a Ditadura Militar, regime de anticomunismo furioso, supressão da liberdade, censura, tortura e assassinato de opositores, alinhamento automático com os EUA na guerra fria. Tem início também a resistência antiditatorial, um dos mais belos episódios da história do nosso povo. O PCdoB participa intensamente, sempre procurando aliar amplitude e radicalidade. É a organização que paga um maior tributo à resistência, em vidas de dirigentes e militantes. Porém a dura lição de 64 dá razão a ele e desmente as ilusões reformistas. Apesar das perseguições, o pequeno partido de 1962 conquista força e prestígio.

28/3/1968, assassinato de Édson Luís de Lima Souto pela PM em passeata do restaurante estudantil Calabouço, no Rio. O Brasil se comove com o lema "Mataram um estudante, podia ser seu filho"; 50 mil vão ao enterro. Começa o grande ascenso antiditatorial de 1968. O PCdoB rapidamente ganha espaço entre as forças que lideram o movimento.

  •  
Acessar área filiado Recadastro