Brasil, quinta-feira, 23 de março de 2017
Fundação Maurício Grabois
Classe Operária
  • Classe Operária
NÚMEROS ANTERIORES
Por ano Linha do tempo por década
1940

2/2/1943, Batalha de Stalingrado, virada estratégica na 2ª Guerra: 200 mil alemães mortos, 90 mil aprisionados. Hitler cai definitivamente na defensiva em todo o cenário da guerra, até a derrota final em 1945. Avança a resistência guerrilheira, com os comunistas à frente, nos países ocupados pela Alemanha. Auge do prestígio mundial da União Soviética, vista como a grande responsável pela derrota da besta nazista.

11/8/1943, Conferência da Mantiqueira. O Partido, duramente atingido pela ditadura do Estado Novo, reúne clandestinamente em Engenheiro Passos, RJ, representantes do DF, SP, RJ, MG, PR, RS, BA, SE e PB. Tem então 1.800 militantes soltos. Aprova linha de "união nacional": empenha-se para o Brasil entrar na guerra contra o nazismo, elege Prestes para o CC e projeta nova geração de dirigentes: Diógenes Arruda, João Amazonas, Maurício Grabois, Amarílio Vasconcelos, Pedro Pomar, Mário Alves. A Conferência enfrenta tentativas de autoliquidação do Partido e tem papel decisivo no ascenso que se seguirá.

18/4/1945, a Anistia aos presos políticos marca o fim da ditadura do Estado Novo, a legalidade na prática e o enorme crescimento do Partido. Este realiza enormes comícios, como os dos estádios do Vasco, no Rio, e Pacaembu, S. Paulo. Em 2/12, na eleição da Constituinte, elege Prestes senador e 14 deputados (em SP, DF, PE, RJ, RS, BA). No ano seguinte já tem 150 mil membros e em 1947 colhe nova vitória eleitoral. Este rápido avanço é tolhido por certos erros de direita na sua linha, mas sobretudo pela política repressiva do gen. Dutra, que põe o Partido na ilegalidade, cassa seus parlamentares, intervém em 143 sindicatos. Veja quem é quem na bancada comunista de 1946.

10/1/1948, cassados os deputados comunistas. A alegação é que o Partido Comunista tem caráter internacionalista e portanto estrangeiro. Alega-se, como prova, o fato de ele chamar-se Partido Comunista do Brasil e não Brasileiro. Gregório Bezerra pronuncia (12/1) o último discurso da bancada. Só em 7/8/1985 o PCdoB retomará seu posto no Legislativo.



1/10/1949, Vitória da Revolução Chinesa, tendo à frente o Partido Comunista, após 25 anos de guerra popular prolongada. Tem enorme repercussão na Ásia e no mundo. Mao Tsetung proclama a República Popular e anuncia que "a China não está mais à venda". O enorme país seguirá trajetória conturbada e sinuosa, mas é o que mais se desenvolve na segunda metade do século 20.

  •  
Twitter