Foto: divulgação

A direção municipal do PCdoB de Belo Horizonte se reuniu no último sábado (9/11) para avaliar o processo eleitoral de 2024 e traçar as perspectivas para o próximo período, além de eleger a sua Comissão de Controle. Foi aprovado um documento para debate nas instâncias partidárias, proposto pela Comissão Política e Executiva do PCdoB-BH.

O partido elegeu o líder comunitário Edmar Branco para vereador com 9.813 votos. Na disputa à prefeitura, o PCdoB apoiou Rogério Correia (PT), no primeiro turno. No segundo turno, para conter o avanço da extrema direita, e em defesa da democracia, o apoio foi à reeleição de Fuad Noman (PSD), que teve como adversário na disputa o deputado federal Bruno Engler (PL). Noman saiu vitorioso com 53,73% dos votos válidos.

Wadson Ribeiro, presidente estadual do PCdoB Minas Gerais, abriu a reunião com uma atualização do cenário político. Para Wadson, alguns quadros jovens do PL saíram fortalecidos da disputa, como é o caso do próprio Engler e de Nikolas Ferreira. Apesar disso, na visão dele, o núcleo duro da extrema-direita sofreu divisões internas e o processo eleitoral deixou muitas fissuras. “A vitória principal foi das forças de centro. A polarização ainda se manteve mas há alterações na correlação de forças”, afirma. “O desafio colocado é como compreender essa correlação. O governo precisa criar uma maioria do ponto de vista institucional e ainda criar uma maioria na sociedade, encantar a uma parcela da população, para dar sustentação ao nosso projeto. Quem está na ofensiva política é uma direita muito organizada.”

O presidente do Comitê Municipal, Richard Romano, destacou a grande vitória dos comunistas no processo eleitoral em Belo Horizonte e a importância da frente ampla e democrática no 2º turno. “O PCdoB retoma a sua vaga na Câmara Municipal com Edmar Branco eleito vereador, além da derrota que ajudamos a imprimir ao candidato da extrema direita, reelegendo Fuad Noman para Prefeito. O revigoramento do PCdoB em curso se dará em outro ambiente político e com melhores condições de fortalecimento e crescimento partidário.”

Ao final da reunião foi eleita a Comissão de Controle do Comitê Municipal que será composta por Aldanny Guimarães Rezende (coordenador), Viviene Adriana Xavier, Edvalda Souza Modesto, Cristina de Oliveira Souza, José Antônio de Lacerda (Jota).

Confira aqui o documento aprovado na íntegra.

__

(BL)