Além da atuação sindical, era militante e dirigente do PCdoB - Partido Comunista do Brasil, tendo sido membro do Comitê Central (direção nacional) do partido e da Comissão Política do PCdoB-PE

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Pernambuco emite nota de pesar pela morte de seu membro dirigente Moacir Paulino da Silveira.

Além da atuação sindical, era militante e dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tendo sido membro do Comitê Central (direção nacional) do partido e da Comissão Política do PCdoB-PE, um dos fundadores e integrante dirigente da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal).

Moacir havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em julho deste ano e estava internado desde então. Neste sábado (19), sua morte foi declarada, em decorrência de complicações pulmonares.

A Fitmetal e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lançaram nota de pesar e lamento pela morte de seu dirigente. A nota de “despedida” da central sindical afirma que Moacir foi um dos fundadores da entidade no estado e que era “guerreiro do povo e defensor da classe trabalhadora “sempre atuou como protagonista e entusiasta das lutas operárias”.  Segundo a nota, Moacir tem “uma história marcada por lutas, conquistas e dedicação às causas mais justas ao povo brasileiro”.

No mesmo tom, a Fitmetal homenageia o seu dirigente. “Em nome da categoria metalúrgica e do movimento sindical, nós, da direção executiva, manifestamos nossa solidariedade à família, aos amigos e aos companheiros de Moacir. Sua trajetória exemplar de vida é uma referência para o sindicalismo classista e para a luta pelo socialismo”.

O Sinpro-Pernambuco também emitiu nota de pesar pelo falecimento do dirigente sindical,

Confira a seguir a nota da direção do PCdoB:

Moacir Paulino, Presente!

A luta pela emancipação da classe operária perde hoje um dos seus grandes combatentes.

Moacir Paulino da Silveira, torneiro mecânico da Máquinas Piratininga, foi um líder destacado na luta dos operários metalúrgicos em Pernambuco e no Brasil.

Ocupou a vice-presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, a diretoria da Federação dos Metalúrgicos, construiu a Corrente Sindical Classista e a CTB com a determinação revolucionária que marcava a sua atuação.

Membro do Comitê Estadual do PCdoB , chegou a integrar o corpo dirigente do Comitê Central, e repetia com orgulho que havia nascido na mesma data de fundação do Partido no Brasil.

Estudioso e com agudo instinto de classe, fez com afinco todos os cursos e atividades formativas dos quadros partidários e compreendia com profundidade a engrenagem da exploração capitalista.

Afetuoso e solidário, Moacir era uma pessoa querida por todos, e um grande parceiro para as lutas sindicais, partidárias.

Com lealdade de ferro ao Partido, incorruptível e altivo, carregava dentro de si a nobreza de espírito do novo mundo socialista que queremos construir: um mundo sem exploração do homem pelo homem, um mundo de igualdade e fraternidade.

Os comunistas pernambucanos se solidarizam com familiares de Moacir, esposa, filhos e netos.

Moacir Paulino é exemplo para a militância do PCdoB, o seu exemplo de vida educa mais do que mil palavras.

Viva Moacir Paulino!

Recife, 19 de setembro de 2020.

Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco