A sexta Live do João, realizada pela Escola Nacional João Amazonas do PCdoB, organizada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre o Socialismo Como Necessidade Histórica, com a participação do professor Elias Jabbour, foi um verdadeiro passeio intelectual sobre temas de grande importância para a luta transformadora hoje.

A partir do tema central legado e aprendizados da construção socialista a partir da revolução russa de 1917 e ascensão e queda da União Soviética”, Elias desenvolveu um amplo conjunto de análises a partir dos seus estudos acadêmicos e da sua experiência como militante comunista, professor da Escola Nacional e quadro dirigente do PCdoB.

Apontou a enorme importância da Revolução Russa e o desenvolvimento da União Soviética e do movimento comunista, a partir da década de 20, para as lutas do proletariado na busca por melhores condições de vida e trabalho e dos povos oprimidos pelo colonialismo, nos movimentos por libertação Nacional.

Elias Jabbour destacou as linhas gerais da importância estratégica da luta pelo socialismo no século XXI e o imprescindível instrumento político que é o Partido Comunista como orientador, organizador e condutor dessas lutas, polemizando de forma intensa com as concepções “movimentistas” que atuam através de lutas específicas e fragmentadas.

O professor colocou forte acento, a partir das experiências históricas da União Soviética e China, sobre a necessidade de desenvolver as forças produtivas, com ênfase na industrialização e no papel do Estado como condutor e indutor desse processo, a partir de planejamentos estratégicos para impulsionar a economia nacional.

Durante sua intervenção, Jabbour apontou as linhas gerais do que considera fatores centrais para a estagnação, declínio e fim da União Soviética, a partir da insuficiência da manutenção do “modelo fordista” de produção,  conjugado com a degeneração teórica e política do PCUS, a partir dos anos 50, ao lado da guerra de cerco e aniquilação movida pelo imperialismo desde o início da revolução, com recrudescimento durante a Guerra Fria, que impediu a integração soviética à economia mundial, ficando restrita ao campo socialista pós Segunda Guerra.

Ele fez ainda um conjunto de apontamentos sobre o desenvolvimento do socialismo na China, suas contradições, insuficiências e potencialidades.

A live foi conduzida por mim, na condição de diretor da Escola Nacional João Amazonas em membro do Comitê Central do PCdoB; e pela cientista política Lívia Macedo, dirigente do comitê estadual mineiro do Partido.

A sexta Live do João, assim como as anteriores, merece ser vista, estudada, debatida amplamente pela militância comunista e todos que têm interesse na construção de um Brasil livre, soberano e desenvolvido.

Veja a íntegra do Live

As Lives do João são realizadas sempre às terças feiras, pela TV Grabois no YouTube. Acompanhe!

Altair Freitas é historiador, membro do Comitê Central do PCdoB e diretor da Escola Nacional João Amazonas