A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é a única da bancada do Amazonas no Senado Federal que está na 25ª lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com a pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), divulgada nesta segunda-feira (17).

Vanessa Grazziotin integra a seleta lista desde o seu mandato federal e, a partir daí, é vista como, segundo o Diap, alguém que “consegue se diferenciar dos demais pelo exercício e se caracteriza como um protagonista do processo legislativo”. A pesquisa dá destaque ao perfil ‘debatedor’ de Vanessa.

“Recebo essas informações como uma valorização do nosso trabalho e um incentivo a mais para seguirmos na luta. É bom trabalhar com afinco, defendendo nossas causas, dando voz ao nosso povo querido e trabalhador e ter seu posicionamento reconhecido”, afirmou Vanessa.

A pesquisa do Diap avalia a capacidade do parlamentar em conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber ou senso de oportunidade, além da facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

PCdoB na lista

Além da senadora Vanessa Grazziotin, mais cinco deputados federais do PCdoB integram a 25ª edição dos mais influentes: Alice Portugal e Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Luciana Santos (PE) e Orlando Silva (SP).

Proporcionalmente, o PCdoB é uma das legendas que tem o maior número de parlamentares na lista, configurando a 6ª posição num universo de 27 partidos.

A pesquisa do Diap avaliou os parlamentares entre fevereiro e julho deste ano.