Do Litoral ao Sertão, passando pelo Agreste, Pernambuco disse Sim a Fernando Haddad, presidente, e Manuela D’Ávila, vice. No sábado (22) o vermelho e o amarelo tomaram conta de ruas do centro do Recife e de Caruaru, no Agreste. No domingo (23), em Petrolina, no Sertão, a festa da democracia, da unidade e da paz cruzou os limites do estado até a cidade de Juazeiro, na Bahia. Na travessia da ponte que liga as duas cidades, o abraço simbólico ao Rio São Francisco.

No Recife, milhares de pessoas se reuniram na Praça Maciel Pinheiro, no centro, e caminharam com os candidatos pelas ruas da Imperatriz e Nova até a Praça da Independência, onde aconteceu comício. Vice na chapa, Manuela D’Ávila comparou a caminhada a um desfile do Galo da Madrugada, agremiação carnavalesca que reúne milhares de pessoas no Sábado de Zé Pereira, no centro do Recife.

Fernando Haddad (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) estavam acompanhados do governador do estado e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB), da candidata à vice-governadora Luciana Santos, do senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT), além de lideranças dos partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco.

Em discurso na Praça da Independência e sem se referir ao adversário Jair Bolsonaro (PSL), Haddad afirmou que não se pode tentar resolver os problemas do país “na base do autoritarismo e da violência”. “Democracia tem que ser celebrada a todo o tempo, e nós temos o entendimento de que a aliança que nós estamos fazendo, a ampla aliança de primeiro e de segundo turno, vai nos dar base de sustentação para aprovar os projetos que eu e o Lula definimos como prioritários”, afirmou.

Ele defendeu ainda “que o PT faça uma campanha de união nacional sem ‘revanchismo’, fez acenos a adversários e disse que as pessoas que defenderam o impeachment foram ‘levadas ao erro’”.

“Quero dizer a vocês que nós não temos nenhum revanchismo. Nós vamos lutar esses 15 dias para ir para o segundo turno. E três semanas depois ganhar a eleição. É para isso que nós vamos trabalhar. Mas, não para derrotar o Brasil. Para salvar o Brasil desse projeto. Nós vamos nos reconciliar com o Brasil. Porque muita gente percebeu o que está acontecendo. Uma parte grande da população foi levada a erro em 2016”, disse. Haddad afirmou ainda que vai revogar o teto de gastos, aprovado em 2016, para concluir obras como a Transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina.

A futura vice-presidenta do Brasil, Manuela D’Ávila, também participou da caminhada e brincou com a quantidade de gente presente ao ato político. “É a primeira vez que venho ao Galo da Madrugada e termino com um discurso! A nossa caminhada parecia o Galo, de tanta alegria, de tanta gente, da multidão que abraça Haddad, que me abraça, que abraça Humberto, Paulo e Luciana. Que abraça o time de Lula em Pernambuco e diz que vamos vencer a eleição!”, comemorou.

Caruaru

Em Caruaru, ainda no sábado, Haddad, Manuel, Luciana, Paulo e Humberto participaram de carreata que percorreu o centro e bairros da cidade num trajeto de cerca de 13 quilômetros, colorindo as ruas de amarelo e vermelho. Depois, visitaram a Fazenda Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Teto (MST). Lá, acompanharam o processo de produção agrícola do assentamento, que atende escolas de 16 municípios do estado.

Petrolina-Juazeiro

Domingo (23), Haddad desembarcou em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e seguiu para Juazeiro, na Bahia, onde discursou para militantes, apoiadores e eleitores. Depois retornou à cidade pernambucana. Mais de 30 mil pessoas acompanharam o cortejo com os candidatos, que seguiram em carro aberto.

No discurso, ele reafirmou que sua campanha “é pacífica” e que pretende “trazer a paz para o Brasil, investindo em mais tolerância” e que “esse sonho vai se tornar realidade para os mais humildes, pois é um desejo de Lula, voltar a ser feliz de novo e vocês são testemunhas do nosso período muito bom”. Ele lembrou que, quando foi ministro da Educação levou a Universidade Federal do Vale do São Francisco para Petrolina e Juazeiro. “Nós não devemos estimular preconceito, existe uma minoria fazendo isso, devemos ter ainda o respeito com candidatas mulheres na política”.

O presidenciável buscou reforçar o vínculo entre sua imagem e a do ex-presidente Lula, preso em Curitiba. Ele lembrou ter discutido com Lula a criação de sedes de universidades na Região durante passagem pelos municípios. Além do governador de Pernambuco, os governadores Rui Costa (BA) e Wellington Dias (PI), ambos do PT acompanharam Haddad em toda a visita.

Do Recife, Audicéa Rodrigues com informações da imprensa local.