O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio de Janeiro confirmou na tarde desta segunda-feira (6) a coligação com o PT e indicou o vereador Leonardo Giordano como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Marcia Tiburi (PT).

“Quero registrar o meu orgulho e a minha felicidade em fazer parte de uma chapa encabeçada por uma mulher de luta e feminista. É muito importante que a gente tenha cada vez mais ativistas que possam significar para a política essa transformação”, disse Giordano.

Na visão do comunista, a chapa poderia ser mais ampla para enfrentar esse momento extremamente difícil no qual o país e o estado do Rio de Janeiro atravessam. “É um momento em que Lula está preso, em que a democracia está ameaçada e que a população brasileira tem os direitos atacados, com a reforma Trabalhista. Aqui no estado do Rio de Janeiro estamos sob intervenção federal militar e estamos com as mais diversas formas de ataques”.

Nesse contexto, para Giordano, é fundamental que os partidos estejam juntos nessa caminhada para trazer esperança ao povo do estado do Rio de Janeiro.

“Temos certeza que os nossos partidos juntos podem cumprir um papel muito importante nessas eleições, porque o que de pior pode acontecer com o Rio de Janeiro é a eleição dos velhos figurões na política”, ressaltou.

Leonardo cumpriu um importante papel enquanto pré-candidato ao governo pelo PCdoB, apresentando a questão do emprego e retomada do desenvolvimento como central do programa. Agora Leonardo Giordano cumpre o desafio de fazer campanha ao lado de Marcia Tiburi, e levará para a chapa o programa dos comunistas, debatendo a centralidade das propostas relacionadas a retomada do desenvolvimento e geração de emprego no Rio de Janeiro.

Completa a chapa ainda a pré-candidatura do petista Lindbergh Farias, que concorre à reeleição ao Senado. Nacionalmente, a chapa será palanque para Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, representado e podendo ser substituído por Fernando Haddad, e Manuela d’Ávila (PCdoB) como vice.

A chapa Marcia Tiburi-Leonardo Giordano é a principal candidatura progressista ao governo do RJ, com apoio dos maiores movimentos sociais do estado, e o PCdoB colocará no centro a questão do trabalho, do desenvolvimento, do emprego e da renda.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) e o senador Lindberg Farias (PT-RJ) também participaram do encontro.

Assista na íntegra: