O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) publica um guia prático de consulta eleitoral para candidatos e candidatas, coordenadores de campanha, além dos membros dos comitês estaduais, dirigentes e militantes. O objetivo é orientar o Partido e o conjunto de suas candidaturas para o êxito do projeto eleitoral do PCdoB, com especial atenção às novas regras eleitorais.

Os temas apresentados nesta edição tratam da administração, prestação de contas e a comunicação da campanha.

Na administração da campanha, o Manual apresenta orientações que vão desde a abertura de contas, a arrecadação dos recursos de campanha, como utilizar o Fundo partidário e o Fundo Especial de Financiamento, além de explicações sobre doações, armadilhas dos recursos de origem não identificadas, gastos eleitorais, como fazer contratos e formas de pagamento.

O segundo capítulo trata da elaboração correta da prestação de contas, como organizar os comprovantes, seguir os prazos, os sistemas, inadimplência e despesas.

Já o terceiro capítulo trata de um dos principais instrumentos de campanha, a Comunicação, bem como a legislação específica sobre a propaganda, na rua, na televisão e no rádio, na imprensa, na internet, com especial atenção às redes sociais que foram liberadas para propaganda eleitoral neste ano e que contém normas exclusivas sobre o assunto.

Esta edição é uma preliminar, ao longo do ano, serão incorporados novos capítulos e seções que poderão ser incorporados nas próximas eleições. Para sugestões ou críticas, favor remeter mensagem para o e-mail [email protected]

Na última página do Manual está disponível os contatos da central de dúvidas para cada tema.

O Manual Eleições 2018 do PCdoB está disponível em duas versões.  Para leitura/impressão (Manual PCdoB Eleições 2018-Final) ou na versão para impressão na gráfica (Manual PCdoB Eleições 2018-FinalGráfica).