Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), candidato à reeleição

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) exibe nesta terça-feira (25) um depoimento do deputado federal Daniel Almeida (BA), candidato à reeleição. Em encontro do partido em São Paulo, Daniel Almeida conversou com a Comunicação.

No vídeo, o candidato ressalta que esta eleição é decisiva para o Brasil, e por isso, o povo brasileiro deve se mobilizar para o desafio de resgatar o país. “Resgatar a soberania, a democracia, os direitos sociais e dos trabalhadores e o direito do Brasil se desenvolver. É com esse espirito de fé e esperança, de capacidade do povo brasileiro se levantar, de se recuperar através do voto, que entramos nessa disputa eleitoral”.

Segundo Daniel, o desafio no estado da Bahia é manter o projeto liderado pelo atual governador, Rui Costa (PT), garantir a ampliação da bancada do PCdoB, elegendo três deputados federais e no mínimo, quatro deputados estaduais. “Estou animado para enfrentar esta batalha, para que possamos dar continuidade aqui na Câmara dos Deputados o trabalho que temos desenvolvido em defesa dos trabalhadores, sendo porta-voz dos trabalhadores e da agricultura familiar, da defesa dos interesses nacionais contra as privatizações e a recuperação da nossa indústria”.

Trajetória

Daniel Almeida é técnico em Instrumentação Industrial e possui curso superior de licenciatura em História. Ele iniciou sua militância política nas assembleias operárias do Pólo Petroquímico de Camaçari.

Entre 1983 e 1989, Daniel foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado da Bahia (Sinditextil), e da Central Única dos Trabalhadores Metropolitana, entre 1993 e 1995, liderando importantes greves operárias no Centro Industrial de Aratu (CIA) e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari e outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador.

Daniel foi vereador de Salvador pelo PCdoB por quatro mandatos, entre 1989 e 2003. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão da Câmara de Salvador intermediou o acordo que determinou a existência de empacotadores nos supermercados, deflagrou a campanha contra o cartel dos combustíveis e buscou o Ministério Público contra a Taxa de Iluminação Pública. Foi Daniel quem elaborou o Manual de Orientação a Pais de Alunos, para defendê-los dos abusos das escolas pagas. E ele foi o autor da lei dos 15 minutos nas filas dos bancos e da proposta de ampliação do horário de atendimento bancário para 8 horas diárias.

Em 2002, Daniel foi eleito deputado federal para o primeiro mandato com 95.485 votos. Se candidatou a prefeito de Simões Filho, em 2004, e ajudou a derrubar o domínio político autoritário que imperava na cidade.

Nas eleições de 2010 foi o deputado federal mais votado do PCdoB na Bahia, reeleito com 135.817 mil votos. Nas eleições de 2014 mais uma vez foi campeão nas urnas, atingindo a marca de 135.382 mil votos.

Líder do PCdoB na Câmara Federal em 2009 e 2016, Daniel Almeida tem se destacado no Congresso Nacional. No seu quarto mandato, é um dos parlamentares mais atuantes em Brasília, indicado oito vezes consecutivas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional.

Em Brasília, denunciou o Copes/Data Certa e luta pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Participou das comissões que discutiram a valorização do Salário Mínimo, a Reforma Sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis.

Daniel propôs a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização das teles e os aumentos abusivos das tarifas, foi um dos membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou a compra de votos e participou das Comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, de Direitos Humanos e a do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Daniel é autor da lei que criou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – comemorado em 21 de janeiro, da proposta de redução da Jornada de Trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.

Assista ao vídeo: