O PCdoB do Amazonas reuniu quadros, dirigentes e militantes, sábado (9), na sede do Sindicato dos Urbanitários (Stiuam), e comemorou a aprovação, em sua 2º Conferência Extraordinária da incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao PCdoB. O ato contou também com a presença de membros e dirigentes da sigla originaria do “Movimento Revolucionário – 8 de outubro” (MR-8), conhecido por realizar a “guerrilha urbana” nos anos de chumbo da ditadura.

A atividade conduzida pelo secretário de organização do PCdoB Amazonas, Edilon Queiroz, contou com a presença de movimentos e sindicatos que foram representados na mesa de abertura da conferência, pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sinteam), Ana Cristina, e pelo vice-presidente do Comitê Municipal do PCdoB na capital e membro da CONAN, Elson Melo.

Em saudação inicial, o presidente da legenda no estado, Eron Bezerra, abordou pontos da conjuntura nacional e esclareceu a diferença entre fusão e incorporação. “Hoje estamos recebendo o PPL que irá incorporar ao nosso partido, ou seja, estamos recebendo seus membros e filiados de braços abertos para continuarmos, juntos, nossa luta em defesa das causas populares”, afirmou.

Solidariedade à Venezuela

O dirigente relatou recente visita realizada ao estado de Roraima e ao município de Pacaraima que fica na fronteira entre Brasil-Venezuela. Eron denunciou a existência de uma encenação de setores ligados aos estadunidenses, com o claro objetivo de tomar posse das riquezas da Venezuela, bem como do petróleo do país que abriga a maior reserva petrolífera do mundo.

Vanessa Grazziottin

A membro da direção Nacional do PCdoB, Vanessa Grazziottin fez um balanço dos primeiros meses do governo atual. “Ficou claro que o presidente atual expõe ao ridículo o Brasil com a sua atuação”.

Grazziotin também disse que ganha força dentro do governo Bolsonaro a atuação de militares como ministros de Estado. “Como nós já prevíamos, Bolsonaro não possui nenhuma proposta para o combate ao desemprego, superação da fome e miséria no país”, ressaltou.

Vanessa ponderou que, apesar de não estar mais na função do exercício parlamentar, continuará militando em defesa dos trabalhadores, pela soberania do Brasil e da democracia.

PPL

Membros do partido ressaltaram a importância da incorporação ao PCdoB no Amazonas. A partir desta Conferência, dirigentes da legenda no estado, farão parte do Comitê Estadual dos comunistas.

Por Ricardo Chaves, Taly Nayandra – especial para o Vermelho

Supervisão: Delcinei Oliveira – secretário de comunicação do PCdoB Amazonas