O processo de Conferência Extraordinário do Partido Comunista do Brasil vai chegando na reta final. Vários estados realizam suas conferências neste fim de semana, entre eles, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que tiveram encontro neste sábado (23).

Na ordem do dia, o debate sobre a integração de membros do PPL na direção e a eleição de delegados e delegadas para representarem a direção do estado na Plenária Final do Congresso Nacional Extraordinário que se realizará dia 17 de março, em São Paulo-SP.

“Unidade e resistência”

Em Minas Gerais, a Conferência aconteceu na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Comandada pelo presidente estadual do Partido, Wadson Ribeiro, o evento contou com a presença do secretário de Juventude do PCdoB, André Tokarski e da ex-deputada federal, Jô Moraes, além de membros do Partido Pátria Livre.

A Conferência do PCdoB mineiro “reafirma a incorporação do PPL ao PCdoB, fortalecendo a resistência contra o governo Bolsonaro e suas medidas contra o povo.”

  

Fotos: Gil Sotero

Solidariedade internacionalista

A Conferência Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro foi aberta pelo presidente do diretório João Batista Lemos e contou com a presença da Líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali e da deputada estadual do PCdoB, Enfermeira Rejane Almeida.

Um amplo leque de representantes das forças progressistas do Rio de Janeiro participou do Ato de solidariedade ao povo venezuelano durante a abertura da Conferência. Partidos de esquerda, movimentos sociais e figuras historicamente comprometidas com a democracia e o desenvolvimento defenderam uma política de paz, soberania e autodeterminação do povo da Venezuela. O ato contou com a presença do cônsul Edgard Gonzáles.

Representantes do Partido Pátria Livre (PPL), Psol, PDT, PCO, PCB, MST, Consulta Popular, Brizola Neto e o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Saturnino Braga, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP). Presentes na conferência, ainda, militantes do PT e integrantes da CTB, CGTB, UJS, UBM, Unegro, UNA, UNE, UEE-RJ, Conam, figuras como Mauro Osório, entre outros movimentos e personalidades compareceram ao evento.

Abaixo documento aprovado:

Resolução Conferência PCdoB Rio de Janeiro

Fotos: Melissa Carvalho

Somando forças

A Conferência Estadual do PCdoB de São Paulo aconteceu à tarde na Assembleia Legislativa do Estado e contou com a presença do presidente da Fundação Mauricio Grabois, Renato Rabelo que fez uma exposição sobre a conjuntura nacional, a ex-vice-prefeita da capital paulista, Nádia Campeão também fez parte da mesa do encontro.

A direção do PCdoB no estado, delegados, dirigentes dos municipais e integrantes do Partido Pátria Livre participaram dos debates sobre a incorporação do PPL ao PCdoB, as falas foram unânimes no sentido de elogiar o posicionamento da direção partidária. Na ocasião, delegados e delegadas foram eleitos para representar São Paulo no Congresso Nacional Extraordinário que se realizará em março.

Ainda neste sábado (23) ocorreram conferências no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Ceará. Capitais, a exemplo de Manaus também elegeram delegados para as conferências que irão ocorrer nos estados.

 

Do Portal PCdoB