Cerca de 900 militantes, organizados em 30 pré-conferências de organismo de Base, Coletivos e Comitês Intermediários, participaram do processo de debates preparatório para a Conferência Extraordinária do PCdoB Salvador, realizada nos dias 15 e 16/2, na Faculdade de Arquitetura da Ufba – Federação.

A atividade reuniu parlamentares, dirigentes, membros e lideranças dos movimentos sociais, estudantis e sindicais, os secretários estaduais de governo: Julieta Palmeira (SPM) e Davidson Magalhães (Setre), que preside o PCdoB estadual, e contou com palestra de abertura de Renato Rabelo, dirigente Nacional da sigla e presidente da Fundação Maurício Grabois.

Em sua fala, Rabelo apontou situações consideradas por ele importantes para entender o “momento singular vivido no país”. “Há um conjunto de fatores que permite uma compreensão mais ampla desta situação e a Fundação está fazendo estudos sobre isso. Nós situamos que a classe dominante deste capitalismo atual se divide em função daquilo que temos didaticamente mostrado, que são três crises centrais que levam a divisão da classe dominante para responder a essas crises. A crise parte do sistema internacional, que está em transição da ascensão de novos pólos do poder, sobretudo da República Popular da China, e um declínio relativo histórico dos Estados Unidos. Que agora, com o governo Trump, aguça a rivalidade geopolítica pela hegemonia no século XXI.”

No sábado, durante a segunda parte do evento, que teve apresentação do grupo teatral Reportai, do Distrital de Itapagipe, foram aprovados, por unanimidade, os nomes que vão compor a delegação que participará da Conferência Estadual, dia 23/2, e a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao PCdoB.

O presidente do Comitê Municipal, Everaldo Augusto, falou do papel da militância para o crescimento do partido e os desafios que estão por vir. “Cada vez que fazemos este processo de construção de conferência e de congresso a gente se surpreende pela capacidade de resposta e de compressão da realidade do nosso partido, sobretudo aqui em Salvador. Isso mostra que o PCdoB é um partido que está crescendo cada vez mais e as dificuldades que temos pela frente são desafios, e um deles é construir uma frente ampla para enfrentar o governo ultradireitista e suas reformas regressivas.”

A deputada estadual Olívia Santana parabenizou a direção do Municipal por fortalecer o partido e a luta com as ações que estão sendo promovidas. “Quero parabenizar a direção do Comitê Municipal que vem fazendo um trabalho importantíssimo no sentido de dar continuidade a uma agenda que volta o partido para dentro da sua organização, da sua ampliação, do seu fortalecimento. Este é um desafio que temos aqui e no Brasil inteiro neste momento de grave retrocesso, de um cenário que foi exposto por Renato Rabelo e que precisamos de fato garantir a unidade, o crescimento e o fortalecimento do partido para combater esta frente ultraconservadora de direita que se instalou no país.”

Participaram ainda a deputada e o deputado federais: Alice Portugal e Daniel Almeida; o vereador Helio Ferreira; Haroldo Lima; Luiz Gavazza – diretor/presidente da Bahiagas; Javier Alfaya, Secretário Nacional de Cultura; entre outros.

 

Do PCdoB-Salvador