Nasceu em Sacramento (MG), dia 6 de abril de 1957. Cresceu em Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro. Iniciou sua carreira política no movimento estudantil nos anos 70. Advogado, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Uberaba. Seu primeiro cargo público foi o de oficial de gabinete da Prefeitura de Uberaba. Em 1985 foi nomeado secretário municipal de Indústria e Comércio. Em 1986 foi eleito deputado estadual pelo PMDB. Reelegeu-se outras três vezes consecutivas, permanecendo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por 16 anos, de 1987 a 2003. No biênio 1999-2000 assumiu a presidência do Legislativo mineiro, quando se posicionou contra a privatização de Furnas Centrais Elétricas. Nas eleições de 2002, participou, como coordenado da campanha de Lula para a presidência da República e de Nilmário Miranda (PT-MG) para o governo de Minas e candidato a Câmara dos Deputados. Foi eleito com mais de cem mil votos, a maior votação para deputado federal na legenda do PL em Minas Gerais. Com a eleição de Lula para presidente, foi convidado a assumir o Ministério dos Transportes. Empossado em 1º de janeiro de 2003, não chegou a assumir o mandato de deputado federal. Permaneceu na pasta dos Transportes até março de 2004, quando se afastou para concorrer às eleições municipais de outubro, em que foi eleito prefeito de Uberaba. Nas eleições municipais de outubro de 2008, reelegeu-se prefeito de Uberaba no primeiro turno, agora na legenda do PMDB.