Renato Rabelo e turma do curso nível 3 de 2017

Começa no próximo dia 18 de janeiro a 12ª edição do curso mais avançado de formação política do PCdoB, destinado aos conceitos do marxismo-leninismo. As aulas de formação no “nível 3” são oferecidas anualmente a membros do Comitê Central e demais quadros e militantes indicados pela Comissão Executiva Nacional e pelos Comitês Estaduais. O objetivo é propiciar aos camaradas uma visão mais aprofundada sobre o pilar teórico do partido.

“Consideramos a teoria marxista-leninista como de fundamental importância para a compreensão da realidade do país e do mundo. Este é um poderoso instrumento de análise e ação política sobre o capitalismo em geral, bem como sobre o desenvolvimento histórico do Brasil, suas contradições, limites e potencialidades”, explicou Altair Freitas [foto], secretário executivo da Escola Nacional João Amazonas, que oferece o curso em parceria com a Fundação Maurício Grabois.

Neste ano, participarão mais de 120 comunistas, representando 23 estados da federação. Altair Freitas destacou que, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, ao menos metade da turma será composta por mulheres. A iniciativa é parte dos esforços para garantir igualdade de gênero no curso e na vida partidária, e resulta de parceria entre as secretarias nacionais de Formação e Propaganda e de Mulheres do PCdoB.

“A Secretaria Nacional de Mulheres concede bolsas específicas para as camaradas, no âmbito do processo desenvolvido pelo PCdoB para fortalecer a luta emancipacionista feminina, ampliando assim a formação de quadros comunistas mulheres”, explicou.

Os participantes e as participantes são escolhidos conforme critérios políticos. A prioridade é para membros da direção nacional que eventualmente ainda não tenham passado pelo curso. Seguem-se os dirigentes nos comitês estaduais e militantes que atuam nas diversas frentes de luta partidária, dos movimentos sociais e sindical e da frente institucional, como parlamentares e gestores do poder executivo.

A Comissão Nacional de Formação é integrada por professores, historiadores e intelectuais. O Secretário Nacional é Júlio Velloso. Os demais membros da comissão são Nereide Saviani, Augusto Buonicore, Sérgio Barroso e Altair Freitas.

Escola Nacional

A Escola Nacional João Amazonas tem o objetivo de garantir a formação dos militantes comunistas do Brasil, com conhecimento sobre o partido e seu funcionamento, bem como sobre a especificidade de suas lutas.

Os cursos colaboram para que cada membro se aproprie das propostas do PCdoB para mudar o Brasil (o Programa) e ajudam a desenvolver a visão crítica a partir do acesso às bases teóricas e ideológicas da política do PCdoB: o marxismo-leninismo. Os cursos também enfatizam as questões da realidade brasileira: histórica, conjuntura e perspectivas. Portanto, o currículo da escola busca profundar o conhecimento sobre a realidade brasileira à luz da teoria marxista.

O curso “nível 3” é o último de uma sequência que garante a construção do conhecimento passo a passo. São cursos como o do Programa Socialista, sobre o programa do PCdoB, o Curso de Iniciação ao marxismo-leninismo (CIM) e o Curso Nível 2 (Conceitos básicos do marxismo-leninismo).

Além da elaboração dos cursos desenvolvidos nos estados e municípios, compete à escola desenvolver o “nível 3” e os seminários nacionais dos Estudos avançados, processo de formação continuada dos membros do Comitê Central, professores (as) da Escola e demais quadros que participaram dos cursos anteriores.

Os cursos são ministrados por militantes do PCdoB, em âmbito nacional, estadual e municipal. A escola contribui também, em âmbito local, com demais atividades voltadas para a formação, como na preparação de candidaturas, seminários e debates sobre temas locais.