A deputada federal Alice Portugal, líder da bancada do PCdoB em 2017, comentou sobre a construção do projeto eleitoral na Bahia para as eleições de outubro, durante participação no programa Linha de Frente, da TV Aratu, na semana passada. Para a parlamentar baiana, o PCdoB tem direito a uma participação na chapa majoritária, que deverá ser encabeçada pelo PT, com a candidatura à reeleição do governador Rui Costa.

A justificativa de Alice foi de que, além de o Partido possuir uma bancada estruturada e atuante – com três cadeiras na Câmara Federal e três na Assembleia Legislativa -, também possui tradição política e um histórico de apoio às candidaturas petistas no estado e no país. “Apoiamos [o ex-governador Jaques] Wagner nas tentativas anteriores, na vitória; apoiamos [o ex-presidente] Lula nas diversas derrotas. Temos condições de estar na chapa majoritária”, disse.

Apesar da reivindicação, a deputada comunista também ponderou a necessidade de construir a unidade para derrotar as forças oposicionistas, que tentam voltar ao poder. “Obviamente, o enfrentamento que vamos fazer com o carlismo, que tenta sair das catacumbas na Bahia, exige a presença de aliados. Há dois partidos grandes, o PSD e o PP, que também reivindicam espaços”.

Na oportunidade, Alice Portugal também comentou os resultados das pesquisas de intenção de voto no estado, que a colocam em segundo lugar para o Senado Federal – neste ano, dois senadores serão eleitos pela Bahia. “Eu fico muito feliz e agradeço muito ao povo da Bahia. É claro que seria uma honra ser senadora da Bahia, como Lídice [da Mata, do PSD] está sendo”.

Além das duas vagas para o Senado e uma para o Governo do estado, a chapa majoritária ainda conta com a da vice-governadoria. Alice Portugal reforça que, considerando a possibilidade de o PCdoB não compor a chapa, em prol da unidade com os aliados, a sua candidatura à reeleição de deputada federal “é a tendência”.

Fonte: PCdoB-BA