Aprovado nesta última quarta-feira (4), por unanimidade na Comissão de Cultura, o projeto da deputada federal Luciana Santos (PCdoB/PE), que institui o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A data é uma homenagem a Luiz de França, o “Mestre Luiz”, que comandou o Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, por 40 anos e morreu há 15. O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e completou 155 anos em 2017.

“Instituir uma data nacional contribui com a valorização dessa expressão cultural tão popular e tão brasileira, já reconhecida como patrimônio do nosso país”, observa Luciana. A deputada, que está reativando a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, pretende acompanhar de perto a tramitação do projeto (PL 7133/2017) que deve passar ainda na Comissão de Constituição e Justiça, antes de seguir para apreciação do Senado.

“O Maracatu é uma das expressões culturais mais ricas do nosso país. É importante fazer valer a identidade do povo brasileiro e o fortalecimento dessas expressões”, comentou Luciana.

A deputada, que ao receber a sugestão do projeto reuniu ativistas culturais e brincantes dos maracatus para discutir o tema, afirmou que a manutenção dessas expressões culturais é fruto da perseverança e do esforço daqueles que fazem a cultura permanecer viva, cuidando e passando as tradições através das gerações. “A força da nossa cultura deve muito a esses homens e mulheres que com determinação ajudam a perpetuar as nossas tradições e com a força da sua paixão, das suas convicções, das suas ideias mantém viva as expressões de cultura e arte mais caras ao nosso povo”.

De Brasília, Ana Cristina Santos