A sede nacional do PCdoB em São Paulo receberá uma homenagem dos 80 anos da morte do dirigente comunista Antônio Gramsci. No evento, o filósofo italiano Gianne Fresu irá fazer uma conferência sobre a atualidade do pensamento político deste importante intelectual, Gramsci. A atividade acontecerá no dia 21 de setembro, às 19 horas no auditório do Comitê Central do partido e será transmitida ao vivo para outros estados.

Há 80 anos morria Gramsci, um dos fundadores do Partido Comunista da Itália e seu principal dirigente nos anos 1920. O dirigente comunista passou seus últimos dez anos de vida nos cárceres fascistas de Benito Mussolii.

Gramsci fundou o jornal L’Ordine Nuovo (A Nova Ordem), foi deputado comunista. Deu contribuições importantes e originais à compreensão da realidade italiana e à construção de uma estratégia revolucionária para o ocidente. Desenvolveu conceitos como os de hegemonia, revolução passiva, intelectual orgânico etc. O líder comunista italiano Palmiro Togliatti o definiu como o primeiro leninista do seu país.

Para homenageá-lo, a Fundação Maurício Grabois e outras entidades organizam uma conferência com o professor Gianni Fresu, que tratará do tema O Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes. A exposição de Fresu será comentada pelo vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino.

Os promotores são Fundação Maurício Grabois, Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, União da Juventude Socialista, Barão de Itararé, revista Princípios e portal Vermelho.

Serviço

Conferência O Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes

Conferencista: Gianni Fresu (doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino na Itália, professor de Filosofia política na Universidade Federal de Uberlândia)

Comentador: Walter Sorrentino (vice-presidente nacional do PCdoB e diretor da União Brasileira de Escritores)

Data: 21 de Setembro (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Auditório do Comitê Central do PCdoB (Rua Rego Freitas, 192 – República)

Transmissão ao vivo para outros estados.

Promoção: Fundação Maurício Grabois, Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, União da Juventude Socialista, Barão de Itararé, revista Princípios, portal Vermelho e Comitê do PCdoB da USP.

Gianni Fresu é doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino (Itália) e atualmente leciona Filosofia política na Universidade Federal de Uberlândia. Militante comunista italiano e estudioso da obra de Antônio Gramsci.