PCdoB-Mato Grosso realiza sua 19ª Conferência Estadual

Como parte das atividades do 14º Congresso do Partido Comunista do Brasil, os comunistas de Mato Grosso se reuniram neste domingo (22), em sua 19ª Conferência Estadual que teve como pauta o debate em torno das teses congressuais e a eleição do novo Comitê Estadual.

Na abertura da Conferência foi realizado um ato político que contou com a participação do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido da República (PR) e do deputado estadual Valdir Barranco (PT). A direção nacional do PCdoB foi representada no ato pelo ex-vereador Sérgio Benassi, da Comissão Nacional de Organização do PCdoB.

Sérgio Benassi ressaltou a necessidade da construção de uma frente ampla com sólido núcleo de esquerda para disputar as próximas eleições com condições de vitória. Mas também destacou o grave momento por que passa o Brasil, de desmonte das conquistas sociais e de forte investida do governo Temer contra os direitos dos trabalhadores. “Precisamos apresentar à nação uma alternativa política que seja capaz de unir e mobilizar a maioria da sociedade que hoje desaprova e rejeita o atual governo”, afirmou.

Também participaram do ato político o presidente estadual do PCdoB, professor Manoel Motta e o vereador por Rondonópolis, professor Sílvio Negri (PCdoB). Motta destacou a construção do projeto político do PCdoB. “Temos a esperança de que possamos superar toda crise que estamos vivendo nesta atual conjuntura política. Nosso projeto, significa a retomada do desenvolvimento deste estado, que está cansado com tantos desmandos e falta de compromisso. Estamos apresentando para sociedade um nome que tem um legado, um objetivo concreto, verdadeiro. A professora Maria Lúcia fez um dos trabalhos mais expressivos da história da Universidade Federal de Mato Grosso”.

A ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso e pré-candidata ao Senado Federal pelo PCdoB, professora Maria Lúcia Cavalli Neder, fez um discurso entusiasmado que levantou a militância. “Vou dar continuidade a luta que tenho feito na minha vida política, na defesa da democracia, da inclusão social, dos direitos humanos e com o respeito ao povo trabalhador. Além de lutar na defesa intransigente das conquistas, que durante séculos nós buscamos e que estão sendo agora comprometidas, por este governo que não tem compromisso com o povo brasileiro. Estou entusiasmada, principalmente para trabalhar pela na área da educação e em defesa do povo sofrido do nosso Estado. Em 2018 também precisamos derrotar o governo golpista e garantir a retomada o desenvolvimento nacional”, declarou a professora Maria Lúcia.

Além da professora Maria Lúcia, o PCdoB também já apresenta como pré-candidatos a deputados federais o estudante de comunicação social na UFMT/Cuiabá, Vinicius Brasilino, e o sindicalista Ronei de Lima. E para deputado estadual o advogado Edvaldo Pereira, de Barra do Garças, região do Araguaia, e ainda discute a possibilidade do lançamento do vereador Silvio Negri, entre outros nomes que estão sendo estudados.

A 19ª Conferência levou o nome de “Anísia Marques Pessoa”, por sua trajetória de vida, de amizade e apoio às forças progressistas no Araguaia. Sua pensão sempre foi ponto de atração de jovens estudantes e da militância comunista, onde ela se orgulha de já ter hospedado por diversas vezes o bispo Dom Pedro Casaldáliga. “Mãe Nísia”, como é conhecida, é mãe dos comunistas José Marques Pessoa, ex-pró-reitor do Campus da UFMT em Barra do Garças, de Anselmo Pessoa Neto, ex-pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG/GO e de Letícia Pessoa, professora que foi candidata a vereador pelo PCdoB em Barra do Garças.

Ao final da 19ª Conferência, foi anunciado o nome do professor Manoel Motta para presidir o partido pelos próximos dois anos.

Relação dos membros do novo Comitê Estadual do PCdoB/MT

Adriana Tomasoni

Aislan Cunha

Altamirando Muniz de Melo

Ana Flávia

Antônio César Ribeiro

Brás Rubson F. Barbosa

Augusto César Delgado

Clóvis Vailant

Cristiane Viana

Dayane Macedo

Edivaldo Pereira

Edson Ângelo da Silva (Pepeu)

José Pereira

Leci Koch

Luzia Aparecida

Manoel Motta

Maria Inês

Maria Lúcia Cavalli Neder

Marilane Costa (Lane)

Meire Rose

Nara Teixeira

Olírio Souza

Pablo Rodrigo

Patrícia Nogueira

Paulino Simão de Barros

Rarikan Heven

Ronei de Lima

Ronivalter de Souza (Roni)

Sérgio Negri

Silvio Negri

Thaís Brasil

Thiago Campos

Vinícius Brasilino

Vitor Hugo

Weder Rogério

Texto: Brás Rubson e César Delgado, Fotos: Brás Rubson e Hermerson