Conferência do PCdoB-PI: luta por soberania, democracia e direitos

O presidente do PCdoB-Piauí, Osmar Junior no ato político.

Sob a palavra de ordem cunhada por João Amazonas, “A unidade é a bandeira da esperança”, o Comitê Estadual do Piauí realizou sua 19° Conferência. Logo na abertura do evento foi exibido um vídeo com mensagem da presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, saudando os delegados e delegadas presentes no evento.

Segundo informações da direção, o PCdoB do Piauí realizou neste processo congressual uma grande mobilização de sua militância no estado. foram realizadas 53 conferências municipais, eleitos 175 delegados e delegadas que participaram da conferência estadual, até agora, mais de 1 mil militantes foram recadastrados no sistema virtual.

Logo no início do ato, o ator e diretor do Grupo Harém de Teatro e dirigente do PCdoB, Francisco Pelé, junto com militantes da UJS e sua bateria, prestaram bonita e cultural homenagem aos 100 anos da Revolução Russa. Fizemos também uma emocionante homenagem ao camarada Rogério Lutosa (morta há 25 anos), com a exibição de vídeo sobre sua vida e sua luta como comunista.

Ato político reúne amplas forças

Nesse clima de mobilização, o PCdoB do Piauí realizou um ato político amplo, com forças políticas e sociais mais expressivas do estado.

O ato político teve presenças destacadas como a do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que falou da história e do papel do PCdoB na luta pela soberania, pela democracia e pelos direitos do povo. A vice-governadora do Estado, Margareth Coelho (PP), também compareceu ao evento e destacou a importância dos partidos para a democracia e elogiou a trajetória política do PCdoB no Piauí. Também saudou a Conferência comunista, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themistocles Filho (PMDB), que resgatou as alianças com o PCdoB e as lutas antioligárquicas e contra a ditadura, ainda na clandestinidade.

No ato, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) fez referência à crise atual que afeta a vida da população e afirmou que a democracia é o caminho a ser seguido pelo país. Falou em nome do PDT, o presidente da sigla no Estado, Flavio Nogueira. O presidente do PTC, deputado Evaldo Gomes, reafirmou o seu apreço pelo PCdoB e o compromisso de firmar aliança proporcional em 2018.

O deputado estadual, Cícero Magalhães discursou em nome do PT e falou também no ato, o secretário de Administração do Piauí, Franzé Silva. Presentes ainda o deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) e diversos vereadores de Teresina.

O vereador do PCdoB de Teresina, Enzo Samuel, destacou a ação dos comunistas na capital. Destaque também para as falas da Presidente da Fetag-PI e uma das pré-candidatas do PCdoB a deputada estadual, Elisângela Moura.

Movimento social

O ato político contou com destacada presença de entidades dos movimentos sociais como a CTB, representada por seu presidente Elton Arruda e também as presidentas da UBM, Tatiane Seixas, presidenta estadual da UJS, Isadora Cortez, do presidente da Febapi, Antonio Araújo e da presidenta da AMI, Conceição Mendes.

O presidente do PCdoB-Piauí, Osmar Junior (foto acima) agradeceu a presença dos convidados no ato político e reafirmou a urgência da construção da Frente Ampla como forma de barra as agressões à soberania, à democracia e aos avanços sociais, ameaçados pelo ilegítimo governo de Temer.

O representante do Comitê Central, Ronald Freitas (foto acima) encerrou o ato destacando a importância do 14º Congresso do PCdoB e a contribuição financeira da militância para se ter um partido autossustentado. Além de levantar o debate sobre os governos populares de Lula e Dilma, além da importância de se levantar a bandeira da unidade do nosso campo, como forma de apresentar saídas para superar a crise e retomar a trajetória democrática e de desenvolvimento do Brasil.

Com informações do vice-presidente e secretário de Comunicação do PCdoB-PI, José Carvalho.