PCdoB

www.pcdob.org.br

Quais são as diferenças entre o PCdoB e o PT?

O Partido Comunista do Brasil e o Partido dos Trabalhadores há vários anos desenvolvem trabalhos conjuntos e realizam coligações – até mesmo por três vezes, para as eleições presidenciais. O PT surgiu no final da ditadura militar, em 1980 (seu Manifesto foi publicado no Diário Oficial da União em 21 de outubro de 1980), quando ainda não havia liberdade plena para a organização de partidos políticos e os comunistas eram mantidos na ilegalidade.

O PCdoB defende um programa socialista para o Brasil. O PT compromete-se com a luta socialista (o assunto está em discussão dentro do partido), mas não tem um programa ou definição do que entende por socialismo.

O PCdoB defende o marxismo-leninismo, a ciência social fundada por Marx e Engels e desenvolvida por Lenin. Em sua organização, pauta-se pela teoria leninista de partido, que não admite grupos ou tendências internas formais. O PT declara-se não marxista e opõe-se à concepção leninista de partido, permitindo a coexistência de várias tendências e grupos sob a sua legenda.

As diferenças existentes não impedem a atuação política conjunta. O PCdoB defende a formação de uma ampla frente democrática, popular e progressista para enfrentar o neoliberalismo, construir um novo rumo para o Brasil – e avançar na luta pelo socialismo. Uma frente que envolva vários partidos, incluindo PT, PCdoB, PSB e PDT, que são signatários do Manifesto em Defesa do Brasil, da Democracia e do Trabalho, no qual é apresentado um amplo projeto de mudança para o país.