PCdoB

www.pcdob.org.br

O que o PCdoB pensa sobre a globalização?

Globalização é eufemismo de dominação do mundo pelos oligopólios e pela oligarquia financeira internacional. A concentração e a centralização do capital, que atingem altíssimos níveis, ditam a necessidade de alargamento e completo domínio do mercado mundial. Daí, a pressão cada vez mais forte no sentido da quebra das barreiras nacionais que impedem a expansão monopolista. John Kenneth Galbraith, célebre e insuspeito economista americano, foi preciso na definição do termo globalização. Disse: "esse é um termo que nós, os norte-americanos, inventamos para dissimular nossa política de avanço econômico em outros países e para tornar respeitáveis movimentos especulativos de capital".

Em certo sentido, a "globalização" é uma lei objetiva do desenvolvimento do capitalismo. Vivemos a época das mega-fusões que se transformam em instrumentos poderosos de concentração de renda e alavancas do poder político. Por isso, há quem afirme ser esse processo irreversível. É uma visão unilateral. Porque não se trata de uma lei absoluta, mas tendencial. O que significa que haverá, inevitavelmente, crise do sistema e resistência, oposição decidiria aos propósitos do capitalismo monopolista. Os trabalhadores e os povos lutarão em defesa dos seus direitos, contra a subordinação cada vez maior de seus países ao capitalismo financeiro internacional. Essa será a grande batalha do nosso tempo, que envolverá o mundo inteiro por um largo período.