Em mensagem gravada em um vídeo, exibido no ato político e cultural do 14º Congresso do PCdoB, neste sábado (19), o cantor e compositor Jorge Mautner fez uma homenagem aos delegados, interpretando a canção “A bandeira do Meu Partido”, composta por ele em 1958, cujo direitos autorais ele cedeu ao partido.

“A bandeira do meu partido 
é vermelha de um sonho antigo 
cor da hora que se levanta 
levanta agora, levanta aurora!”, diz um trecho da canção que se torna o hino oficial do PCdoB e passa a fazer parte do cerimonial e em todas as atividades e eventos oficiais do partido, juntamente com o Hino Nacional e a Internacional Comunista.

A cantora e militante do PCdoB, Railidia Carvalho, foi quem interpretou a canção durante o ato. Logo nas primeiras estrofes, um mar de bandeiras vermelhas tomou conta do plenário que entoava o hino com punhos serrados, como forma de demonstrar a disposição de luta da aguerrida militância do partido.

No vídeo, Mautner ainda declamou o poema “Quem é o partido” de Bertolt Brecht. “Quem é ele? Nós somos ele. Você, eu, vocês — nós todos”, diz um trecho do poema.

A abertura do evento foi feita com a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Myrla Muniz, acompanhada por músicos que executaram o hino com sanfone, zabumba, violoncelo e triângulo.

Confira a íntegra do Hino “A bandeira do Meu Partido”:

A bandeira do meu partido 
é vermelha de um sonho antigo 
cor da hora que se levanta 
levanta agora, levanta aurora!
Leva a esperança, minha bandeira 
tú és criança a vida inteira 
toda vermelha, sem uma listra 
minha bandeira que é socialista!

Estandarte puro, da nova era 
que todo mundo espera, espera
 coração lindo, no céu flutuando 
te amo sorrindo, te amo cantando!

Mas a bandeira do meu Partido 
vem entrelaçada com outra bandeira 
a mais bela, a primeira
 verde-amarela, a bandeira brasileira.

Fonte: Portal Vermelho, Dayane Santos