As coordenadoras da creche iniciam as atividades no 14º Congresso

O 14º Congresso do PCdoB traz uma inovação importante para garantir a participação de diversos/as delegados/as. A “Creche Gilse Cosenza” – nome dado em homenagem a uma histórica militante comunista e feminista recentemente falecida – foi um projeto desenvolvido pela coordenadora-geral Mariana Mastroroco e pela coordenadora pedagógica Keith Cristina Horta. O projeto nasceu da necessidade de transpor desafios para a participação de pais e mães nos eventos do partido com maior efetividade e tranquilidade.

Historicamente, a participação das mulheres nas decisões políticas e lutas populares sempre foi de fundamental relevância, com grande protagonismo em diversos momentos históricos do país. Por isso é simbólica a ousadia do PCdoB de anunciar a pré-candidatura da camarada Manuela D’Ávila à Presidência da República, mulher forte e atuante. Porém, apesar das várias conquistas, o protagonismo das mulheres na sociedade encontra diversas barreiras que ainda precisamos vencer.

Segundo Mariana Mastroroco, a maternidade projeta para a mulher a tarefa de cuidar e educar as futuras gerações, fazendo com que a luta por creches para seus filhos sempre estivesse na pauta do movimento feminista por se tratar de serviço essencial para que possam assumir outras funções sociais. “A necessidade de desenvolver o projeto nasceu a partir da minha própria experiência. Quando me tornei mãe, resolvi chamar a Keith para esboçar um projeto de creche que atendesse as necessidades das militantes do partido. Para que elas não deixem de militar porque tiveram filhos. É importante ressaltar que o espaço não é apenas para uso das delegadas do congresso como também para os delegados, uma vez que os pais são co-responsáveis pela criação e condução dos seus filhos. A creche é um espaço pra todos/as”.

Mariana ressalta, ainda, que existe um intuito de emancipação das mulheres, para que elas possam garantir sua vinda ao congresso. Nesse sentido, foi muito importante a divulgação do espaço com antecedência para que as camaradas pudessem organizar sua participação e se candidatar às vagas que lhes são destinadas às conferências e congressos. “Se a mãe não sabe que vai ter creche, ela nem se candidata. A gente faz um trabalho com as crianças de forma lúdica. Sempre na perspectiva de tentar passar para as nossas crianças hábitos de uma sociedade mais saudável, diferente desta que nós estamos vivendo neste último ano”.

A militante Laura Eli, do Distrito Federal, é uma das participantes que fará uso da “Creche Gilse Cosenza” para seu filho José e afirma que dessa forma ela e seu marido, o também participante Matheus Diniz,  poderão atuar  com mais tranquilidade nas atividades do evento.

A “Creche Gilse Cosenza – Espaço de Recreação Infantil Monitorada” terá seu funcionamento durante todo 14º Congresso do PCdoB nas dependências do espaço de convenções Brasil21 e está disponível para crianças de variadas idades, filhos dos participantes do evento.

 

De Brasília, Clarice Barreto